Proposta

Companheiros e companheiras,

Com grande alegria informamos que o Curso Realidade Brasileira de Uberlândia está confirmado. O CRB está cadastrado como um curso de extensão da Universidade Federal de Uberlândia, logo os cursistas terão certificados ao término do curso. Em anexo segue a programação do curso, a qual ainda poderá sofrer alterações de data.

Para que tenhamos êxito no processo de formação, é necessário que todos e todas participantes façam a leitura prévia dos módulos. Para tanto, o material bibliográfico será entregue sempre no módulo anterior, exceto para o primeiro módulo, que ocorrerá nos dias 25 e 26 de abril de 2015.

Dessa forma, para que não sejam prejudicados, encaminhamos junto com este email o material preparatório para o primeiro módulo (os arquivos estão disponíveis aqui). 

Pedimos que deem preferência para as leituras obrigatórias.
O local de realização será confirmado na próxima circular, bem como as informações relacionadas à metodologia da realização do primeiro módulo.
Orientação para leitura obrigatória para o primeiro módulo:
- Educação Popular:
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido (caps. 1 e 3).
CEPIS. Concepção de Educação Popular 

- Materialismo Histórico Dialético:
MARX, K. Prefácio à "Contribuição à Crítica da Economia Política”

Orientação para leitura complementar para o primeiro módulo:
- Educação Popular:
FREIRE, P. Que fazer: teoria e prática da educação popular. (Capítulo: "Definição" primeira: o que é educação popular).
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação popular (Coleção primeiros passos).

- Materialismo Histórico Dialético:
MARX, K. Introdução à Crítica da Economia Política
GEMER, C. A relação abstrato/concreto no método da economia política.
NETTO, J. P. Introdução ao Estudo do Método de Marx.


Abraços!
Comissão Político Pedagógica


“O poder da ideologia me faz pensar nessas manhãs orvalhadas de nevoeiro em que mal vemos o perfil dos ciprestes como sombras que parecem muito mais manchas das sombras mesmas. Sabemos que há algo metido na penumbra, mas não o divisamos bem. A própria ‘miopia' que nos acomete dificulta a percepção mais clara, mais nítida da sombra. Mais séria ainda é a possibilidade que temos de docilmente aceitar que o que vemos e ouvimos é o que na verdade é, e não a verdade distorcida”. (Paulo Freire, Pedagogia da Autonomia).

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